A cada dia mais pessoas ao redor do mundo têm se conscientizado a respeito dos impactos negativos que uma alimentação baseada em produtos industrializados e com grandes doses de agrotóxicos pode trazer. E como uma alternativa de minimizar esses efeitos, surgiram as hortas inteligentes.

Não é só com a saúde do nosso corpo que estamos preocupados, mas também com a saúde de todo planeta. É por isso que a cada vez mais procuramos alternativas para nos alimentar e nos aproximar da natureza. E, é nesse contexto, que a horticultura vêm ganhando espaço até mesmo onde menos esperávamos! 

Plantar seu próprio alimento pode ser um remédio para o corpo e para mente! 

Em um artigo publicado na revista Science Advances sobre a relação entre saúde e meio ambiente no ano passado, mais de vinte cientistas de todo mundo mostraram como a proximidade com a natureza, mesmo no meio urbano, pode ser benéfica para a saúde mental. 

Mas como falar de horticultura como alternativa para saúde em uma país com mais de 80% de sua população vivendo em cidades? 

A agricultura urbana como alternativa

Diante dos desafios que a vida das cidades trás e a necessidade de melhorar a qualidade de vida, algumas pessoas começaram a praticar algo conhecido como agricultura urbana.

Pode ser em terrenos baldios, praças públicas ou até mesmo em terraços de prédios: onde tiver algum espaço sobrando podemos plantar! E melhor ainda: nós aliando à tecnologia, podemos cultivar hortaliças e temperos até mesmo dentro de nossos apartamentos. É isso que as hortas inteligentes vêm trazer para o mundo contemporâneo.

Hortas inteligentes: tecnologia, saúde e bem-estar

Usando soluções tecnológicas simples e inteligentes qualquer um pode se beneficiar da prática da horticultura. 

As hortas inteligentes são sistemas que controlam as principais condições ambientais para garantir que suas plantas crescem bem, fortes e saudáveis mesmo se você não tiver muito tempo para cuidar delas. Parece mentira, né? Mas podemos te explicar melhor como elas funcionam. Vamos pensar juntos: do que as plantas mais precisam?

Primeiro, a água! 

Um dos grandes desafios que horticultores amadores encontram é saber quando e quanto irrigar cada planta. Mas as hortas inteligentes foram pensadas para garantir que suas plantas se mantenham sempre hidratadas! 

Cientista e engenheiros, inspirados pelos processos da natureza, desenvolveram um sistema de irrigação autônomo. Nesse sistema, a água fica armazenada em um compartimento isolado e hidrata o solo de acordo com a necessidade de cada planta. 

Dessa forma, você pode passar semanas sem precisar regar sua horta!

Depois, os nutrientes. 

Assim como nós,  cada espécie precisa de uma combinação específica para retirar esses nutrientes que ficam disponíveis no solo. Porém, nem sempre elas encontram esses compostos nas proporções certas para o seu desenvolvimento. 

Para resolver esse problema, a agricultura tradicional usa fertilizantes químicos durante o processo de plantio. Infelizmente, os fertilizantes são prejudiciais para o meio ambiente. 

Por isso, as hortas inteligentes foram desenvolvidas para oferecer tudo que sua plantas precisam de maneira totalmente orgânica! Elas contam com cápsulas de solo personalizadas para as necessidades de cada plantinha, garantindo que nenhuma fique para trás. 

E claro, o cuidado!

Toda vida precisa de cuidado para se desenvolver.

Mesmo com o auxílio da tecnologia, para termos uma horta em casa precisamos ficar atentos em alguns cuidados simples, como a luz. Posicione sua horta inteligente em um local que receba iluminação, preferencialmente no início da manhã ou tarde.

Fique atento aos sinais! As plantas também ficam doentes. Então, sempre observe como elas estão. Existem manchas nas folhas? Parece que algum inseto está comendo sua horta? Se notar algo diferente, procure ajuda! A maior parte das doenças de nossas plantas são fáceis de resolver. 

Agora que você já sabe o que é uma horta inteligente, porque não conferir os principais motivos para ter uma

Bom, as b.Boxes da Brota foi feita pensando em tudo isso: para simplificar a vida de quem quer comer bem mas não tem tempo, espaço ou sempre achou que não tinha o famoso dedo verde. 

E pra nos ajudar ainda mais nesse processo, a equipe da Brota conta com biólogos capacitados para responder qualquer dúvida que podemos ter sobre nossas plantinhas, garantindo todo cuidado que elas precisam para crescer fortes e saudáveis. 

Agora parece mais fácil perceber como todos nós podemos nos alimentar de maneira mais saudável, aumentando nossa qualidade de vida e cuidando do meio ambiente, não é?

SAIBA MAIS SOBRE AS B.BOXES AQUI ->

1 comentário em “O que são hortas inteligentes?”

  1. Pingback: 5 motivos para você ter uma Horta Inteligente - Blog Brota Company

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *